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Matrículas na rede municipal estão abaixo do esperado a uma semana do prazo final

Matrículas na rede municipal estão abaixo do esperado a uma semana do prazo final

As matrículas na rede pública municipal de ensino de Eunápolis, com prazo para encerrar na próxima segunda-feira (03), não atingiram o número desejado de inscritos. A redução anual no número de alunos na rede traz impactos significativos, como a diminuição no quadro de funcionários, afetando emprego e renda; redução na arrecadação municipal, já que os recursos são calculados com base na quantidade de estudantes; e, principalmente, contribui para uma sociedade menos escolarizada, com menor senso crítico, acesso limitado à informação e menos preparo para o mercado de trabalho.

A equipe de reportagem do Axei Eunápolis visitou diversas escolas na manhã desta segunda-feira (27), quando faltava exatamente uma semana para o encerramento da campanha de matrículas. O cenário encontrado foi preocupante: escolas vazias e pouquíssimos pais procurando matricular seus filhos.

Na Escola Municipal Gabriel José Pereira, localizada no bairro Centauro, conhecida por anos anteriores em que vagas eram bastante disputadas pelos pais, ainda há disponibilidade em todas as turmas, tanto no turno vespertino quanto no matutino. Ao todo, são 20 turmas do Ensino Fundamental I e II. “Estamos registrando um número menor de matrículas em relação a anos anteriores. Além disso, recebemos muitos pedidos de transferências para escolas de outras cidades”, informou Carla Silva, auxiliar de secretaria da instituição.

A situação é semelhante na Escola Municipal Professora Nilza Barbosa, no bairro Pequi, que também conta com 20 turmas distribuídas entre os turnos matutino e vespertino, atendendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I. Até o momento, ainda há vagas disponíveis em todas as turmas.

Diante desse cenário, é crucial que a administração pública intensifique os esforços para uma campanha de matrículas mais ampla e eficaz. A falta de ações estratégicas e comunicativas pode agravar ainda mais a queda no número de estudantes, comprometendo não apenas o futuro das escolas, mas também o desenvolvimento educacional e socioeconômico do município.

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